Aulas deste curso
 
Este curso ainda está em andamento.

Preview da Primeira Aula do Curso

Os primeiros minutos da primeira aula estão disponíveis acima.
Para mais informações sobre esta aula, clique no botão abaixo:

Sobre o curso

De todas as belas artes, a música clássica (música erudita ocidental) parece ser aquela que se mantém a mais elitista de todas; elitista no sentido de que poucos realmente são capazes de dizer que a entenderam, antes de classificá-la na escala do agradável e do desagradável. De fato, essa elitização não é um fenômeno impróprio da música clássica, pois como bem explicou Otto Maria Carpeaux “em nenhuma outra civilização ocupa um compositor a posição central de Beethoven; nenhuma outra civilização produziu fenômeno comparável à polifonia de Bach”, o que é indicador suficiente da complexidade que esse tipo de música atingiu.

Esse curso visa ensinar as ferramentas necessárias àqueles que pretendem freqüentar salas de concerto ou ouvir gravações de música clássica, de modo que a linguagem musical não seja mais um obstáculo na apreciação dessa arte. O próprio nome do curso já expõe a necessidade de uma postura diferenciada que é preciso tomar para penetrar nessa linguagem, no sentido de que o “ouvir” inclina para o “tornar-se atento”, “deixar-se guiar” e da “audição ativa”.

Ao longo de 12 aulas serão expostos os elementos musicais (melodia, timbre, ritmo e harmonia), sua textura e, principalmente, sua forma, que não é a sua aparência exterior, mas sim sua articulação interna ou “lei de proporcionalidade intrínseca”, como diria Mário Ferreira dos Santos. Com a ilustração dos assuntos feita diretamente no piano, a indicação de obras a serem absorvidas e, de essencial feita, a participação ativa do aluno para tomar posse das lições, temos a pretensão de ajudar a expandir o horizonte do imaginário por meio da música.