Este curso ainda está em andamento.

Preview da Primeira Aula do Curso

A primeira parte da primeira aula está disponível acima.
Para mais informações sobre esta aula, clique no botão abaixo:

Sobre o curso

A atuação dos professores Olavo e Luiz Gonzaga no Brasil está criando as condições necessárias para que surjam pessoas com um grau de autoconsciência muito maior do que nossa terra já presenciou. Em cada aula são dadas verdadeiras jóias teoréticas, por assim dizer, que colocam o aluno diante de verdades tão fundamentais, sabidas e vividas pelos grandes de todos os tempos – e por eles próprios – que em nada espanta a quantidade de depoimentos que atribuem a eles conversões, mudanças de vida, aprofundamento no autoconhecimento, esclarecimentos importantes em filosofia, religião, educação, política, ciências, história, arte, etc. Sem dúvidas o espírito mesquinho e vil que vários autores já constataram como predominante na alma brasileira encontra nas suas lições o inimigo mais eficaz que existe: o amor à verdade, e a conseqüente abertura à realidade que esse amor possibilita.

Como não podia ser diferente, o curso “O Princípio da Felicidade, ou: Introdução à Filosofia Moral”, do Prof. Luiz Gonzaga, vem iluminar um campo de questões obscurecido até a demência. O curso oferecerá ao aluno sincero elementos concretos para orientá-lo na arte de viver sua própria vida com vistas a alcançar, nada menos que, a felicidade. Por mais estranho que isso soe aos ouvidos modernos, a felicidade (ou vida boa, vida excelente, melhor vida possível) é um estado que não está ligado a meras preferências subjetivas, ele requer uma ordenação da alma individual que tem de ser perfeitamente a mesma em todos. É dessa ordenação que os atos e decisões concretas, desde as mais banais até as centrais na vida do sujeito, vão extrair as condições para que o bem seja preferido ao mal, o melhor ao pior, o certo ao errado. E é preciso dizer que bem, melhor e certo são as opções que todos os sãos vão preferir se forem capazes disso.

Já é possível entrever, com isso, que todo o leque de noções envolvido nesse curso terá de passar por depurações tais que as confusões que sempre existiram, as de nossa época, e, especialmente as dos brasileiros, serão resolvidas à semelhança de uma terapia. Não foi a toa que a filosofia começou com uma questão moral, nada é mais característico da condição humana do que a dificuldade em coordenar letra e espírito, condensar num ato verdades conhecidas abstratamente, ou regras gerais, com as situações concretas; e a intenção de realizar o bem, utilizando os melhores meios, com a menor perda possível, é o que dá aos atos particulares a qualidade de morais.

Por isso, é com alegria que o Instituto Cultural Lux et Sapientia oferece esse curso como o primeiro ministrado exclusivamente aos assinantes; no dizer do Prof. Luiz “não ensino nada em que eu não esteja profundamente interessado… e esse é o meu tema preferido”; sendo assim, podemos esperar: o melhor.